A farinha de banana verde emagrece porque contém um tipo de carboidrato presente na casca da fruta, o amido resistente,consegue passar intacto pelo intestino delgado e só é fermentado ao chegar ao intestino grosso.
Os benefícios são muitos entre eles a melhora o funcionamento do trânsito intestinal e maior sensação de saciedade. Vale lembrar ainda que o amido resistente retarda a absorção de glicose e de gorduras. Os resultados do emagrecimento começam aparecer em média, após duas semanas de uso.
A farinha de banana verde também trás outros benefícios para o organismo ,é excelente para prevenir o diabetes do tipo 2. A farinha de banana verde ainda é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, que tem poderosa ação antioxidante; e vitamina A, importante para a saúde da pele.
Como deve ser consumida a farinha de banana verde para emagrecer?
Devem-se consumir apenas 2 colheres (sopa) da farinha de banana verde ao dia. O ideal é que essas porções sejam incluídas no almoço e no jantar. A farinha ainda pode ser diluída em água e bebida duas vezes ao dia nas quantidades descritas acima.
Contraindicações:
não existem contraindicações para o consumo da farinha de banana verde . A única ressalva é aumentar a ingestão de líquidos, pois sem hidratação o alto consumo de fibras pode gerar prisão de ventre e ressecamento nas fezes.
A farinha de banana verde pode ser encontrada facilmente à venda em lojas de produtos naturais ou até mesmo comercializadas em algumas farmácias e drogarias . Mas nada impede que você faça em casa a receita , basta seguir corretamente o passo a passo abaixo é simples.
Receita de como fazer a farinha de banana verde para emagrecer – Passo a Passo :
Ingredientes :
bananas verdes de preferência tipo prata
Modo de Preparo :
Escalde as bananas em água fervente, por dois minutos. Descasque e corte em tiras. Coloque em um tabuleiro, dispostas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Passe em uma máquina de moer ou liqüidificador e depoispasse em uma peneira fina.
Fonte da receita : Embrapa
Brigadeiro de banana verde
Extraída do livro “Yes, nós temos bananas - Histórias e receitas com biomassa de banana verde, das autoras Heloisa de Freitas Valle e MÁRCIA Camargos, publicada pela editora SENAC.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 lata de biomassa da banana verde
- 50g de margarina
- 150g de chocolate em pó
- 200g de chocolate granulado para confeitar
Modo de Preparo:
- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
- Quando levantar fervura, bata no liquidificador para desmanchar bem a biomassa e volte ao fogo
- Mexa até soltar do fundo da panela, no ponto de enrolar os docinhos
- Despeje em uma bancada e deixe esfriar
- Enrole normalmente, como se faz como brigadeiro tradicional.
- Passe no chocolate granulado
Propriedades Funcionais da Banana Verde
A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação. A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:
1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.
Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:
Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.
FONTES: http://www.vponline.com.br
http://todaperfeita.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário